fbpx

As belezas da Praia Brava

O barulho das ondas quebrando na praia soa como um mantra que te faz esquecer do mundo. O calor do sol aquece a alma, enquanto a brisa do mar te faz respirar fundo. A Praia Brava tem uma atmosfera única, uma vibe diferente. Um estilo despretensioso de ser onde natureza, modernidade e autenticidade caminham lado a lado.

A Praia Brava em Itajaí é conhecida pela natureza exuberante. O mar, a areia e o verde são dignos de cartão postal. Mas a Brava tem encantos que vão além da praia, por isso se tornou um dos destinos mais procurados em Santa Catarina para morar, investir ou passar as férias.

Atualmente Itajaí é a cidade brasileira com maior valorização do metro quadrado de imóvel, 16,50% de valorização acumulada em 2021. Os dados são do Índice Fipezap do mês de agosto divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE).

Mas o que a Brava tem de tão especial? A lista é grande, aqui vão 10 dicas do que fazer na Praia Brava que vão te ajudar a ver, sentir e experimentar o melhor da Brava em Itajaí-SC.

Guia do que fazer na Praia Brava, Itajaí

Há muito o que fazer nos 3 km de orla da Praia Brava.

1 – Aproveite a praia

Parece bobo falar que uma das melhores coisas para fazer na Praia Brava é curtir a praia. Mas a verdade é que muitas pessoas que visitam a Brava não aproveitam tudo que a praia tem a oferecer, ficam apenas em um ponto da orla curtindo o sol e o mar. Não há nada de errado nisso, mas é bom lembrar que ao longo dos 3 km de orla a Brava muda, e muito.

De uma praia urbana ela se transforma em uma praia rodeada por verde. Os frequentadores também mudam, famílias dão lugar aos surfistas e até o mar fica diferente nos vários pontos da praia. As ondas mudam, mas a qualidade da água não, hoje os três pontos de coleta do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina apontam que o mar da Brava é próprio para banho.

A primeira dica deste guia do que fazer na Brava é aproveitar todas as versões da praia. Comece pelo centro da praia onde ficam os principais condomínios residenciais e os restaurantes com serviço de praia. Depois vá até à Lagoa do Cassino, admire as crianças brincando e os surfistas que se divertem nas ondas estáticas que formam quando a lagoa conecta com o mar.

No final de tarde, ou no dia seguinte, explore os dois cantos da Brava. Na ponta norte está o Canto do Morcego de natureza intocada, muito verde, uma prainha isolada e uma caverna. Um lugar completamente único e lindo.

No canto sul, onde o ribeirão Ariribá deságua no mar, a Praia Brava vira Praia dos Amores. Este ponto é a divisa entre Itajaí e Balneário Camboriú. Aprecie a natureza e aproveite para caminhar pela encosta de pedras que contorna o Morro do Careca.

A gastronomia da Praia Brava vai te deixar com água na boca.

2 – Saboreie o melhor da gastronomia nacional e internacional

Não importa se você está só de passagem, se veio de férias ou se vai morar na Praia Brava, uma coisa é certa: você vai comer muito bem por aqui.

Do tradicional peixe assado e receitas bem brasileiras a pratos orientais e sabores únicos como grego ou peruano, na Brava você encontra opções do café da manhã ao jantar. Além da diversidade culinária, a qualidade dos restaurantes se compara com a dos grandes centros gastronômicos brasileiros.

Na verdade, restaurantes de Florianópolis e de São Paulo, como Noma, Pargus e Terrazza, abriram suas casas na Praia Brava. Mais um sinal de que a Praia Brava é endereço de comida saborosa. E não podemos esquecer dos restaurantes que nasceram na Brava e que proporcionam uma verdadeira experiência culinária como o Baobá e o Drummond.

Ondas perfeitas e mar limpo.

3 – Surfe, esportes aquáticos e o mar da Brava

Assim como a gastronomia, quando se fala na Praia Brava é impossível não pensar nas ondas perfeitas. Seja para o surfe, bodyboard, stand up paddle, kite-surf, jet ski ou até mesmo para um passeio de barco, as águas limpas da Praia Brava são um convite a se conectar com o mar.

Não tem muita intimidade com os esportes aquáticos? Sem problemas! Nas areias da Brava você encontra escola de surfe e nas lojas é possível comprar pranchas, roupas de banho, e o que mais precisa para iniciar no esporte.

Se você é da turma do jet ski, lancha ou veleiro, vai encontrar toda a infraestrutura de marinas em Itajaí e Balneário Camboriú, a poucos quilômetros da Praia Brava. Destaque para a sofisticada Marina Itajaí e a Marina Tedesco que recebeu a certificação Bandeira Azul.

No calçadão da Praia Brava tem lugar para todos.

4 – Caminhe, corra ou pedale

A orla de 3 km com calçadão e ciclovia é um verdadeiro convite à caminhada, corrida e pedal. Não importa o horário ou o dia da semana, sempre há pessoas aproveitando a natureza e a infraestrutura da Praia Brava. E é isso que chamamos qualidade de vida.

Para quem gosta de percorrer longas distâncias, é possível ir da Praia Brava até Balneário Camboriú caminhando, correndo ou de bicicleta. Tem ciclovia e calçada em todo o trajeto, seguro e com um visual lindo.

Para quem é adepto do mountain bike ou gosta de aventura, a dica é seguir o calçadão da Praia Brava sentido norte, ao Canto do Morcego. De lá é só subir o morro e ir até à Praia de Cabeçudas. Se ainda tiver fôlego, a ciclovia e o calçadão seguem pelas praias, os molhes e vão até o Mercado Público de Itajaí. Local estratégico para recarregar as baterias com a culinária local.

A cultura do ciclismo está crescendo tanto na região que a Praia Brava e Itajaí fazem parte do Roteiro de Cicloturismo da Costa Verde & Mar.

5 – Ande de skate ou assista ao show de manobras

O esporte que trouxe medalha olímpica para o Brasil é praticado na Brava há bastante tempo. Adultos e crianças colocam suas manobras em prática no calçadão da praia e no Éden Skatepark que existe desde 2016, muito antes do skate se tornar esporte olímpico. Mais uma prova de que esporte e qualidade de vida estão enraizados na Praia Brava.

Entre a praia e o trabalho dá para ir às compras.

6 – Vá às compras

O clima tranquilo da Praia Brava e a proximidade entre as lojas tornam sua experiência de compras mais fácil e divertida. No centro da Brava você encontra lojas e boutiques vendendo desde decoração, artes, flores, roupas, aromaterapia e claro, moda praia. Nas vitrines estão designers internacionais e nacionais como a coleção de beachwear de Lenny Niemeyer, e marcas que nasceram na Praia Brava, como a SantaCosta.

A Praia Brava também tem um shopping. O BRAVAMALL reúne lojas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, chocolateria, supermercado e praça de alimentação. Tudo em um único lugar. Super prático para quem quer fazer as compras e voltar para a praia rapidinho.

Adrenalina e emoção de voar sobre uma das praias mais belas de Santa Catarina.

7 – Voe de parapente na Brava

Sim, a Praia Brava respira esporte, seja na água, por terra ou no ar. O céu da Brava está sempre colorido com parapentes e paramotores. Então se você sonha em voar alto, saiba que na Brava é possível tornar este sonho em realidade.

O Complexo do Morro do Careca, na ponta sul da Praia Brava, é um campo de decolagem de voo de parapente e várias escolas oferecem cursos de voo e voo duplo panorâmico.

A trilha para Praia do Buraco tem um visual espetacular.

8 – Faça uma trilha

As dicas do que fazer na Praia Brava seguem com mais esporte e natureza. Muita gente não sabe, mas a Praia Brava possui trilhas lindas. Vão aqui duas sugestões de trilhas para incluir no seu próximo final de semana na Brava.

Calce seu tênis, pegue sua garrafa de água e siga para o Canto do Morcego, ponta norte da Brava. No final da última plataforma de acesso à praia, a que fica bem próximo ao morro, você encontrará uma corda pendurada na encosta. A trilha começa ali. O início é o trecho mais difícil. Siga a trilha e você chegará à Praia da Solidão, que só tem acesso por mar ou trilha. Aproveite!

A outra trilha fica na ponta sul da Brava, e vai te levar à Praia do Buraco e Balneário Camboriú. A trilha começa no Complexo do Morro do Careca, logo após os primeiros metros de subida há uma escadaria à direita que desce para a Praia do Buraco, é só seguir. Aproveite para curtir a praia que é super tranquila e endereço do Resort Infinity Blue e do Beach Club Amaité. Siga até o final da praia onde uma passarela de madeira contorna o costão e dá acesso ao pontal norte de Balneário Camboriú. Para voltar a Brava você pode retornar pela praia ou seguir pela Estrada da Rainha.

Até o happy hour na Brava é especial.

9- Curta os clubes e bares da Brava

A Praia Brava em Itajaí tem o título de uma das praias mais badaladas de Santa Catarina, e não é apenas fama não, os bares e clubes da Brava são únicos e diferentes. A Brava ganhou fama internacional com o Warung, votado como um dos melhores clubes do mundo. O templo, como é carinhosamente chamado, é sinônimo de música eletrônica de qualidade e festas inesquecíveis.

O bom da Brava é que todas as tribos são bem-vindas, além do Warung há outros bares e restaurantes com música ao vivo. Alguns com DJ, outros com banda ou voz e violão. A seleção vai do pagode ao hip hop, é só ficar de olho nas agendas e escolher o que melhor combina com você.

Pode ser um despretensioso sunset em um dos bares ou restaurantes à beira da praia, ou degustar um vinho com seus amigos no Uvva Wine Bar, por exemplo. O importante é brindar a vida e aproveitar o que a Praia Brava tem de melhor.

Uma das vistas mais lindas da Praia Brava.

10 – Assista o pôr do sol no Morro do Careca

Encerramos a lista do que fazer na Praia Brava em Itajaí com um dos visuais mais lindos da região. Planeje a sua subida ao Morro do Careca para o final de tarde. A entrada do complexo fica na Estrada da Rainha, que conecta a Praia Brava e Balneário Camboriú.

O percurso até o topo do morro é curto, aproximadamente 700 metros de rua pavimentada, mas as subidas são bastante íngremes. Vá com calma e respire fundo, pois o visual lá de cima vale a pena o esforço. Só é permitida a entrada de pedestres e ciclistas, então se você curte um pedal pode se aventurar lá.

Situado a 140 metros acima do nível do mar, o Morro do Careca tem vista panorâmica. De um lado a bela Praia Brava e do outro a moderna cidade de Balneário Camboriú. Assista este vídeo para inspirar-se ainda mais.

Admirar o pôr do sol lá de cima é uma experiência única, e se você quiser deixar o momento ainda mais especial ou romântico, leve uma toalha de piquenique e um champanhe.

Nosso guia do que fazer na Praia Brava acaba aqui. Se você está vindo para Brava pela primeira vez leia nosso guia de como chegar a Praia Brava e tenha uma ótima viagem.

Leia mais sobre

Contato

Realizar é ouvir a sua opinião e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!