fbpx

O que levar em consideração na hora de decorar seu apartamento na praia? Pequenos detalhes fazem toda a diferença, e a escolha de móveis e tecidos certos irão garantir beleza, conforto e um ambiente aconchegante para você e sua família.

A união entre design e conforto é uma das tendências deste ano, e que deve seguir para 2023. O mundo pós pandemia trouxe a necessidade de ambientes multifuncionais e que priorizem o bem-estar. O design sustentável, os materiais orgânicos e aconchegantes, as formas e cores inspiradas na natureza também são grandes apostas.

Dentro desta visão, grandes e pequenas marcas de arquitetura e design criam projetos que vão além da beleza e funcionalidade, e colocam o ser humano e a natureza como peça central da casa.

Legenda: Aposte em ambientes luminosos, relaxantes e com texturas naturais. Foto cortesia Mobiliàa

Tendências de design e decoração

Ergonomia e praticidade ganham lugar em todos os cômodos da casa. Segundo a arquiteta Nathália Gamborgi, ambientes luminosos, relaxantes e com texturas naturais de pedra, madeiras e cerâmicas estão em constante valorização, assim como os trabalhos artesanais.

As tendências seguem reafirmando uma atmosfera natural que se traduz em formas, texturas, tramas e cores. A combinação entre móveis fixos e mobília decorativa criam um ambiente aconchegante e acolhedor.

Tendência de móveis fixos e peças decorativas

Para um estilo moderno e atemporal, a sugestão é utilizar linhas clean e minimalistas nos móveis fixos, com cores claras e pinceladas de mármore acetinado ou bruto. Nos detalhes de decor e peças soltas, opte por formatos orgânicos e leves.

Legenda: Opte por tecidos como linho, tapetes de tear manual, objetos em fibras e cerâmicas. Foto cortesia Spengler Decor.

“É fundamental ter um olhar mais sensível na escolha dos móveis soltos que criem memória afetiva em cada detalhe, mesclando a natureza e a tecnologia em um ambiente que revele sua essência”, explica Alessandra Weber Savi proprietária da Mobiliàa, uma loja multimarcas com curadoria voltada ao design contemporâneo, que se envolve no processo criativo e de desenvolvimento de cada projeto.

Os objetos de decoração e louças também recebem uma atenção especial. Uma das tendências são objetos em materiais naturais, finos, leves e elegantes. Na busca por um ambiente aconchegante e que conte histórias, peças retrô e vintage são muito bem-vindas. E aqui vale o resgate das memórias da infância e até da casa da avó.

Uma boa aposta é a união de tecidos como o linho, tapetes de tear manual, objetos em fibras e cerâmicas, móveis soltos em madeira natural, e estofados confortáveis e elegantes. Sem esquecer das plantas e do paisagismo dos jardins e áreas abertas.

Tendências de cores e tecidos

Na hora de vestir sua casa é importante pensar na escolha dos tecidos, que vão desde cortinas e persianas à roupas de cama, almofadas e tapetes. Falando em cores, os tons de nude, os terrosos e os verdes aparecem predominando em uma paleta diversificada. E o melhor de tudo é que estas cores combinam muito entre si, tornando fácil a criação de ambientes sofisticados.

Legenda: Na hora de vestir seu apartamento na Praia leve em consideração a qualidade e durabilidade dos tecidos. Fotos cortesia Spengler Decor.

Muitos arquitetos e decoradores apostam em tecidos leves e fluídos, como linhos naturais que remetem a um ambiente com uma paleta suave, luz natural, linhas simples e limpas. Uma outra vertente são as cortinas de veludo, um tecido sofisticado e de bom caimento, que pode ser usado também como xale.

“Para uma ambiente atemporal uma super dica é escolher uma paleta de cores que ornem, combinando textura e sutileza. Nas almofadas podemos ousar com tons mais quentes e fortes e nas roupas de cama podemos usar detalhes despojados como mantas e duvet’s em tons claros”. Sugere Mariana Spengler, diretora da Spengler Decor que há 40 anos trabalha com cortinas, persianas, colchas e almofadas. O foco da Spengler são tecidos de marcas exclusivas e personalização dos projetos criados no próprio ateliê da loja.

O que levar em consideração na hora de decorar um apartamento na praia?

Morar na praia é tudo de bom. Respirar a brisa do mar, ver o nascer do sol e sentir os pés na areia são as vantagens de viver rodeado pela natureza. Mas todas essas qualidades trazem desafios na hora de projetar e decorar um apartamento de frente para o mar.

Legenda: Suíte do Riva Praia Brava, o casamento perfeito entre design, decoração e natureza.

O Riva Praia Brava, empreendimento da Max Realiza e assinado pelo arquiteto Marcos Bertoldi, conseguiu unir funcionalidade, design moderno e atemporal conectado com a natureza. E esse cuidado com a harmonia e eficiência vai além do projeto estrutural, e foi levado em consideração na decoração e paisagismo.

“Os materiais de revestimento exploram diferentes texturas e geometrias em branco, pontuados por alguns elementos coloridos cuidadosamente selecionados. O mobiliário autoral faz um registro do modernismo brasileiro através dos clássicos nacionais sem deixar de incorporar os melhores designers contemporâneos da atualidade.”, explica o arquiteto Marcos Bertoldi.

O cuidado na escolha dos materiais é fundamental para garantir durabilidade e funcionalidade. Esta preocupação deve existir desde a criação do projeto arquitetônico até a escolha das peças de mobília e tecidos.

Hoje é possível optar por tecidos que têm trama a base de acrílico e por isso são mais resistentes à chuva, raios solares e maresia, oferecendo maior durabilidade do tecido e da cor. Outra opção interessante para as áreas internas são os tecidos easy clean que repelem líquido e são resistentes a fungos e ácaros. Perfeito para quem vive na praia e não abre mão do conforto e praticidade.

Já quando o assunto é exposição ao sol e claridade, Mariana Spengler tem dicas importantes. “Para a proteção de tecidos e móveis, logo pensamos nas persianas com telas solares, que bloqueiam os raios solares, evitando o desgaste causado com o passar dos anos. É proteção alinhada com a estética do ambiente.”

Lojas de móveis e decoração em Itajaí e Balneário Camboriú

Balneário Camboriú possui o metro quadrado mais caro do Brasil e juntamente com Itajaí e Itapema estão entre as cidades com maior crescimento imobiliário do país. Este boom da construção civil, em especial de imóveis de luxo, alavancou também o crescimento do setor de arquitetura, design e decoração.

Itajaí e região possuem lojas e marcas preparadas para atender este público que preza por qualidade e peças de alto padrão. E é possível dizer que a região se tornou um polo de decoração, com empresas inovadoras e venda de produtos exclusivos.

Além das lojas, os profissionais de arquitetura e decoração também são peças fundamentais na consolidação do mercado imobiliário de luxo. Mostras e feiras trazem para o estado as tendências nacionais e internacionais e também capacitação aos profissionais.

“É nosso dever enquanto profissionais da arquitetura e do design oferecer o que há de melhor no mercado, sempre respeitando as preferências pessoais e o estilo de vida de cada cliente que passa pelo nosso escritório.”, comenta a arquiteta Nathália Gamborgi ao refletir sobre o crescimento e a qualidade do mercado local.

Leia mais sobre

Contato

Realizar é ouvir a sua opinião e tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!